Associação Pomba da PazInstituição Particular de Solidarieadade Social
Livro de reclamações
Notícias > Iniciativas

-
Páscoa Feliz!
07-04-2007
A tradição desta quadra são as amêndoas e o folar. Porém, já está muito vulgarizado entre nós o costume dos ovos da Páscoa, geralmente de chocolate, que nos vêm de França ou da Alemanha.
Na Idade Média, a penitência quaresmal proibia aos cristãos comerem ovos, manteiga, banha, além da carne. Assim, no domingo de Páscoa os ovos eram o presente desejado e apreciado. Os reis e os nobres ofereciam-nos decorados com belas pinturas; daí o uso de se colorirem as cascas dos ovos.

Em França, diz-se às crianças que os sinos foram a Roma e, no regresso quando repica a Aleluia, lançam os ovos de chocolate ou de açúcar sobre os campos e jardins.

Isto serva de pretexto a um jogo que leva as crianças a procurarem os ovos previamente escondidos pelos adultos entre as verduras dos canteiros ou debaixo dos arbustos.

Na Alemanha há um jogo idêntico; simplesmente, diz-se que foi a lebre da Páscoa quem andou a esconder os ovos-surpresa. Daí figurar em desenhos, papéis de embrulho e outras decorações, a representação de coelhinhos transportando ovos.

Na simbologia cristã, o ovo é sinal de Vida, por isso, representa Cristo que saiu ressuscitado do túmulo.
Certamente, que as amêndoas cobertas de açúcar têm semelhança com pequenos ovos e, portanto, igual significado.

No Norte da país beija-se a cruz enfeitada de flores que o padre leva de casa em casa. Chama-se a este ritual o “Compasso”.

Mais informações sobre receitas, tradiçõesde Páscoa consulte

Para os mais novos: Ovos de Chocolate