Associação Pomba da PazInstituição Particular de Solidarieadade Social
Notícias > Iniciativas

Na Casinha somos médicosPintamo-nosSomos MãesPreparamo-nos para festasFazemos registos escritos
Espaço Comunitário
As Áreas de Interesse da Sala Branca
Sala Branca
27-11-2010
Na sala Branca a organização do espaço estará de acordo com o Curriculo High Scope atraves da delimitação de áreas de interesse devidamente identificadas, nas quais se promove a aprendizagem activa através de experiências siginificativas. (ler mais)

Actualmente, na Sala Branca podemos encontrar as seguinte Áreas de Interesse:

* Área do Tapete, local de reunião do grande grupo, aqui funciona também a biblioteca ou os jogos de chão. No tapete é feita a reunião diária onde conversamos, resolvemos plroblemas, trazemos novidades, ouvimos histórias, ouvimos músicas ou cantamos canções, etc, é também aqui que fazemos o planeamento das actividades do dia. Também fazemos o preenchimento dos Quadros de Presenças, Tempo, Tarefas, através dos quais vamos aprender a gerir a nossa autonomia.

* Área da Casinha, local onde as crianças podem realizar actividades de faz-de-conta, esta área contém a cozinha, o quarto e as trapalhadas, através da imitação dos alduldos que observam no seu dia-a-dia (aqui as crianças podem assumir os seguintes papéis: ser mãe, pai, filho, professor, bébé, ou mesmo “Sr. Doutor”, etc.).
Com estas experiências as crianças desenvolvem competências básicas como a linguagem oral, o respeito pelos outros, a auto-estima e a capacidade de iniciativa e autonomia.

* Área da Expressão Plástica, local onde se podem realizar actividades de recorte e colagem, pintura, desenho, etc. Esta área tem como apoio 3 mesas onde se realizam as actividades.
Nesta área o grupo vai desenvolver: a atenção, concentração e empenhamento nas suas tarefas; autonomia e responsabilidade; capacidade para utilizar de forma adequada diferentes materiais e para terminar as tarefas que inicia; habilidades básicas (desenhar, recortar, colar, pintar, etc.); o seu sentido estético e artístico.

* Área da Modelagem , local onde pode fazer-se modelagem com platicinas, barro ou massas várias. Esta área tem o apoio de uma mesa onde as crianças têm a oportunidade de executar experiencias de modelagem e onde podem desenvolver tudo o atrás descrito para a Área da Exprerssão Plástica.

* Área da garagem, aqui as crianças podem efectuar esperiências (à semelhança da Casinha) de faz-de-conta e imitação do adulto, desenvolvem todas as competências enunciadas para a Casinha.

* Área das Casas Pequenas e Castelos, neste local as crianças podem igualmente brincar ao faz-de-conta, mobilar uma casa, dar vida a essa casa ou castelo.

* Área do Computador, a utilização do computador na sala pode ser faciligtador no âmbito em se se apresenta como uma estratégia inovadora de ensino-aprendizagem, pode e deve ser um local onde se priveligie a procura de informação e também para ludicamente as crianças efectuarem aluma aprendizagem através dos jogos.

* Área do Quadro das Letras Magnéticas , neste quadro o grupo pode: contar histórias, explorar imagens, letras, números, formas geométricas, trabalhar sequências lógicas, etc.
Através destas experiências denvolvemos nas crianças: a imaginação e criatividade, a possibilidade de recontar histórias, de descrever imagens, de organizar sequências lógico temporais.