Associação Pomba da PazInstituição Particular de Solidarieadade Social
Notícias > Iniciativas

Salas Branca e Lilás no Moinho da ArmaçãoPeneirarAmassar o pãoBolo de Ananás à Moda de AngolaSala Azul
Sacavém- 18 de Maio de 2009 / Catujal - 20 de Maio de 2009
Visita de Estudo ao Moinho de Armação de Alcabideche
Espaço Comunitário e Sede
09-06-2009
As crianças das Salas Branca e Lilás realizaram no dia 18 de Maio; e sala Azul no dia 20 de Maio uma visita de estudo ao Moinho de Armação Tipo Americano em Alcabideche.
O convite para a participação nesta actividade foi-nos feito pela Câmara Municipal de Cascais que também assegurou o transporte das crianças até ao local.
O convite dizia respeito à nossa participação numa Semana Intercultural, na qual nós iríamos representar a comunidade angolana com a confecção de um bolo de ananás.
Durante esta visita as crianças tiveram a oportunidade de conhecer o interior do moinho, de observar a moagem do cereal, e poder experimentar a textura do cereal antes de moer e depois de moer, de peneirar a farinha para depois confeccionar o pão, de juntar todos os ingredientes necessários para obter a massa do pão, de observar o forno a lenha onde o pão iria cozer. Esta actividade diz respeito ao atelier de elaboração do pão.
Sendo que a proposta inicial era para a participação na Semana Intercultural seguiu-se a confecção do Bolo de ananás no qual as crianças e os adultos participaram.
O almoço também foi muito agradável e a sobremesa (Bolo de Ananás) estava divinal. Durante o período da tarde enquanto esperávamos que o pão cozesse as crianças puderam brincar no espaço envolvente ao moinho.
Em jeito de avaliação final, já havíamos referido que a participação de uma instituição por dia iria fazer com que esta Semana Intercultural tivesse pouca diversidade cultural, mas por falta de espaço tal não era possível. A nossa expectativa inicial também não foi alcançada, pois desta visita a única coisa que pudemos relacionar com a semana intercultural foi o bolo e o que ressaltou na visita foi o moinho em si e a elaboração do pão, o bolo não passou de uma sobremesa. Contudo, esta visita foi muito agradável e seria nosso desejo que todas as crianças da nossa instituição pudessem conhecer o moinho e participar na elaboração de pão.
O Sr. António Nunes, foi muito acessível às crianças na sua linguagem, conseguindo por isso prender a atenção do grupo, o seu dinamismo também fez com que a visita se tornasse numa animação constante.