Associação Pomba da PazInstituição Particular de Solidarieadade Social
Notícias > Iniciativas

-
"Educar pela @rte"
PROJECTO EDUCATIVO 2008/2011
DISPONÍVEL
24-03-2009
“O projecto não é uma simples representação do futuro, mas um futuro para fazer, um futuro a construir, uma ideia a transformar em acto.”
Jean Marie Barbier (Ler +)
Análise e Formulação do problema

A Associação Pomba da Paz, comemorou no final de 2007, os 25 anos do seu nascimento e, simultaneamente, 20 sobre a constituição dos seus estatutos. Para comemorar a data foram agendadas algumas iniciativas, através das quais tomámos consciência da necessidade de requalificação dos equipamentos das estruturas, espaços interiores e exteriores da instituição.

Aqui surgiu a definição da situação-problema: MELHORAR OS ESPAÇOS FÍSICOS INTERIORES E EXTERIORES.

Definida a situação-problema, encontrámos na educação pela arte, a forma que possibilita aos agentes educativos operacionalizar um trabalho pedagógico abrangente e continuado desenvolvido com os nossos utentes.

Trabalhar arte com as crianças tendo em conta os seus sentimentos, sentidos, tudo o que flui de forma natural na criança, valorizando tudo o que ela nos traz, sendo este o ponto de partida para o educador.


“- A acção educativa deve basear-se na relação afectiva, espontânea… A Educação é, na fase da vida da criança que corresponde à aquisição da linguagem falada, fortemente impregnada pelo afecto do educador; toda a educação que anule o afecto, e portanto elimine certa liberdade de experiência emocional, não é mais do que um mau «adestramento» (João dos Santos, 1966)



Documentos