Associação Pomba da PazInstituição Particular de Solidarieadade Social
Notícias > Iniciativas

-I Encontro
Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC)
Avaliação em Educação Pré Escolar
I Encontro
12-12-2010
Um grupo de investigadores do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, desenvolveu um instrumento de apoio à Prática Pedagógica em Educação de Infância - o Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC)."
(Ler +)
A apresentação decorreu no «I Encontro Avaliação em Educação Pré-escolar – Sistema de Acompanhamento das Crianças».

"O SAC é um instrumento de apoio à prática pedagógica
do educador de infância que procura agilizar a relação entre práticas de observação, documentação, avaliação e
desenvolvimento curricular, com base num ciclo contínuo
de observação, avaliação, reflexão e acção, considerando o bem-estar, implicação, aprendizagem e desenvolvimento das crianças."
(ver Poster SAC)




O I Encontro Avaliação em Educação Pré-escolar – Sistema de Acompanhamento das Crianças apresenta-se como o culminar de um projecto com o mesmo nome financiado pela FCT (FCOMP-01-0124-FEDER-007103), coordenado por Gabriela Portugal e que tem vindo a ser desenvolvido no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro desde 2007.

Este projecto deu origem a um instrumento de apoio à prática pedagógica, de nome Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC) que visa agilizar a relação entre as práticas de observação, registo e avaliação e de edificação curricular e possibilitar o desenvolvimento de práticas que se orientem não só pelos efeitos e benefícios futuros, mas também pela garantia da actual qualidade de vida das crianças.

O Encontro contará com a presença dos investigadores que fizeram parte da equipa do projecto tal como também de alguns parceiros no terreno. As metas de aprendizagem como tema actual e de interesse para os profissionais de educação de infância terão também um destaque especial, sendo abordadas e articuladas com o SAC pela Prof. Doutora Isabel Lopes da Silva, coordenadora do trabalho realizado na área.

Informação recolhida em: http://uaonline.ua.pt

Documentos