Associação Pomba da PazInstituição Particular de Solidarieadade Social
Notícias > Iniciativas

Pinheiro - Ass. Pomba da Paz - Espaço ComunitárioOliveira - Ass. Pomba da Paz - SedeOliveira, Pineheiro e Palmeira Oliveira, Amandoeira e PinheiroOliveira, Pinheiro e Palmeira
GARSE
EXPOSIÇÃO: "A Floresta"
Casa da Cultura - Sacavém
11-12-2009
No passado dia 4 de Dezembro, o GARSE promoveu a inauguração da Exposição: "A Floresta".

A exposição estará patente até dia 31 de Dezembro, na Casa da Cultura de Sacavém, passando a 4 de Janeiro para o Centro Comunitário da Apelação, onde permanecerá até dia 29 de Janeiro.

Deixamos aqui o registo fotográfico da iniciativa assim como a descrição do planeamento e concretização da actividade pedagógica. (Ler mais)



Foi inaugurada, no dia 4 de Dezembro, na Casa da Cultura de Sacavém, a exposição “A Floresta”. A iniciativa, da Câmara Municipal de Loures, pretende sensibilizar para a melhoria ambiental do planeta, bem como para a reciclagem e aproveitamento de materiais.

Foi no âmbito do Programa “Vamos Viver 2009”, promovido pelo Gabinete de Assuntos Religiosos e Sociais Específicos (GARSE), da Câmara Municipal de Loures, que foi inaugurada, no dia 4 de Dezembro, na Casa da Cultura de Sacavém, a exposição “A Floresta”.

A mostra tem por temas “árvores em vias de extinção”, “árvores características de uma região do mundo” e “a importância da floresta”, sendo constituída por 18 árvores construídas por cerca de 420 crianças integradas em Instituições Particulares de Solidariedade Social, estabelecimentos de ensino e em projectos dos quais a Autarquia é parceira.

A matéria-prima principal das árvores em exposição é o arame. Contudo, os muitos pinheiros, palmeiras, oliveiras, sobreiros e amendoeiras expostos são constituídos também por cartão, papel de jornal, tecido, cortiça e outros materiais recicláveis.

A escolha da temática desta exposição tem como principal objectivo debater a preservação do planeta, sensibilizando os mais pequenos para a importância da floresta e alertando para o risco de extinção de algumas espécies botânicas.

A cerimónia de inauguração contou com a presença dos técnicos representantes de cada uma das instituições participantes, que aproveitaram para dar a conhecer como cada trabalho foi desenvolvido, a dinâmica criada com as crianças e as dificuldades pelas quais passaram.

Participaram na exposição as seguintes instituições:

* Associação Pomba Da Paz - IPSS (Catujal e Sacavém);
* Projecto Esperança (Sacavém);
* Projecto Progride (Quinta da Fonte – Apelação);
* CSEPDC (Sacavém);
* Associação Nun’Álvares Pereira (Camarate);
* Pastoral dos Ciganos (Apelação);
* Jardim-de-Infância “O Nosso Mundo” (Apelação);
* Associação de Melhoramentos e Recreativo do Talude (Unhos);
* Jardim-de-Infância Terraços da Ponte (Sacavém);
* Centro Social de Sacavém; Associação Philadélfia (Camarate).

A exposição estará patente até dia 31 de Dezembro, na Casa da Cultura de Sacavém , passando a 4 de Janeiro para o Centro Comunitário da Apelação, onde permanecerá até dia 29 de Janeiro.