Associação Pomba da PazInstituição Particular de Solidarieadade Social
Notícias > Iniciativas

O Nino e a NinaO Nino e a NinaOs meninos(as) da Sala Vermelha Os meninos(as) da Sala Azul Os meninos(as) da Sala Azul
Notícias do Nino e da Nina
Pré-Programa de Competências
Sede - Espaço Comunitário - Extensão-Norte
16-01-2010
Conforme prometido, estamos aqui para vos darmos as notícias do NINO e da NINA:

Eles estiveram no Catujal e em Sacavém para conhecerem os meninos e meninas das salas rosa, amarela, vermelha, azul, branca, laranja e lilás. (ler mais)



Durante os anos lectivos de 2009/2010 e 2010/2011 iremos desenvolver em todas as salas de pré-escolar da Associação o projecto "Pré - Programa de Competências" tendo como público-alvo crianças entre os 3 e os 6 anos de idade.




Pré - Programa de Competências

Este é um programa de prevenção precoce no meio escolar, a ser aplicado a crianças dos três aos seis anos de idade, criado pela Associação Prevenir. Com ele pretende-se estimular as crianças em idade pré-escolar a praticar comportamentos positivos, seguros e saudáveis, que lhes permitam ser mais autónomas e únicas no contexto da relação com o outro e com o mundo à sua volta. Estimula-se o desenvolvimento das crianças em todos os seus domínios, através da interacção com os Educadores e da oferta de um conjunto de actividades e materiais, que estão adaptados às suas necessidades, interesses, capacidades e estilos de aprendizagem, e que lhes permitem experimentar e construir novos conhecimentos.

Este Programa constitui também uma resposta às dificuldades manifestadas pelos Educadores, na gestão da sua sala, no lidar com a ausência de uma disciplina adequada das crianças, e na compreensão e intervenção nas diversas problemáticas (e.g., emocionais, relacionais) que estas demonstram no seu dia-a-dia.

O “PrÉ: Programa de Competências” é composto por dois materiais:

a) Guia de Competências”
É um manual didáctico dedicado a todos os profissionais que trabalham com crianças em idade pré-escolar. É uma ferramenta útil que aborda o desenvolvimento de competências psicossociais de forma atractiva e lúdica.
O seu carácter prático auxilia o educador nas suas tarefas, promovendo o bem-estar das crianças e contribui do para que sejam bem sucedidas na suas adaptação ao 1º ciclo do Ensino Básico.

b) “Nino e Nina: Baralho dos Sentimentos”
É um jogo de cartas diferente e inovador anexo ao Guia e às suas sessões. Nele são abordadas as emoções e os sentimentos, pretendendo-se que as crianças aprendam a identificá-los entre si de forma divertida e interessante.




Para saber mais sobre o trabalho desenvolvido pode aceder ao site da Associação Prevenir www.aprevenir.com